bootstrap button

Nossa parte 
O cuidado que você não vê

“Responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros. A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais consequentes da atuação administrativa da empresa.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_socioambiental
Inserido neste conceito e no conceito de “Como deve ser um hotel sustentável?” é que projetamos e construímos a Pousada Aldeia. Hospedando-se aqui você pode ter certeza que está participando de um projeto de respeito e cuidado com o meio ambiente e a sociedade de Boipeba e adjacências. Fique tranquilo estamos e somos conscientes do nosso papel nesta ilha e das consequências que atitudes impensadas podem trazer para este frágil ecossistema.
Abaixo está uma lista de todas as ações até agora tomadas. Entre em contato conosco e fique sabendo de outras ações que ainda estamos planejando:

Mobirise

Construção de fossa séptica para tratamento de todo o esgoto da pousada. Foi tomado inclusive o cuidado para a separação da água cinza (pias e ralos de chuveiros) da água negra (vaso sanitário). 
Foto da construção da fossa séptica. São mais de 30 mil litros de reservatórios para tratamento do esgoto.


Sobre a madeira utilizada
    A madeira utilizada na construção da pousada veio de áreas de reflorestamento.             
    Fica então só a curtição de ver a arte utilizada nos encaixes e arranjos feitos em madeira.

Mobirise
Mobirise
Mobirise

Economia de energia 
Em toda a forração das suítes foi utilizada uma manta para isolamento térmico garantindo a redução do calor e consequente redução na utilização do ar condicionado o que garante um consumo consciente da energia elétrica

Mobirise

Responsabilidade com a comunidade
    Durante toda a obra de construção da Aldeia, a rua foi mantida limpa e intacta, inclusive com o amplo jardim que fica no passeio da pousada. Foi criada uma área de doca onde as carroças com o material encostavam e despejavam o material sem ao menos colocar as rodas no interior da obra. Respeito aos vizinhos, respeito a comunidade.    
     Estas fotos datam de 2010, no alge da implantação do projeto.

Mobirise
Mobirise

Respeito a Vegetação Existente.

Toda a vegetação que existia no lote onde a Pousada Aldeia foi implantada foi preservada, isto inclui todas as árvores e até mesmo as pequenas plantas que compõem atualmente o paisagismo da pousada.

Mobirise
Mobirise

Integração com meio ambiente

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos existentes na Aldeia são de classe "A" de consumo elétrico. As torneiras possuem válvula aeradora econômica que evita o desperdício de água. Os vasos sanitários são de duplo comando para descarga de 3 ou 6 litros de água.
Os objetos de decoração são confeccionados por nativos da própria ilha e utilizam material nativo como malha de coqueiro, bambu e outros. Todo o piso, exceto os dos banheiros, é confeccionado com material reciclável e fundido no próprio local.
As lâmpadas mais utilizadas da pousada são de LED ou compactas.
A iluminação de jardim e áreas internas da pousada conta com sistema de TIMER e/ou células fotoelétricas o que também reduz o consumo de energia.

Mobirise

Reciclagem

Há anos a Aldeia envia para reciclagem todo o resíduo sólido derivado de papel, plástico, etc.
Todo o resíduo orgânico proveniente de frutas e verduras é consumido como adubo dentro da própria pousada. 

Mobirise

Manifestações Culturais Locais

Sempre participamos de patrocínios para eventos culturais locais.

Mobirise

Respeito e Reconhecimento
Todos os trabalhadores da obra, incluindo aí também estivadores e transportadores marítimos, são pessoas nativas do arquipélago o que faz com que estejamos contribuindo com o aumento do emprego e renda local. Uma placa comemorativa contendo o nome e função de todos foi afixada na entrada da pousada e sempre estará lá. Nosso muito obrigado!

A Pousada Aldeia preparou uma suíte para pessoas com necessidades especiais.

Esta suíte conta com portas de 1,20m de largura, banheiro com área de circulação para acesso ao vaso sanitário, chuveiro e pia. O quarto também possui uma área de circulação que permite a movimentação de alguns equipamentos de locomoção.

Mobirise