Referências

Conheça mais sobre a história, biologia e geografia da Ilha de Boipeba

Como foi a história desse lugar Há muito tempo - 1608

A ilha de Boipeba está localizada no município de Cairú, o único município brasileiro composto unicamente por ilhas. Este arquipélago é formado por 26 ilhas se destacando a de Tinharé, onde está Morro de São Paulo e a de Boipeba, onde está a vila da Velha Boipeba, a Pousada Aldeia está aqui.

O arquipélago fica situado na Costa do Dendê e tem como municípios vizinhos continentais Valença e Nilo Peçanha, outras referências continentais são Torrinhas e Graciosa.

Cairú foi categorizado como vila em 1608 e em 1610 passou a ser denominado distrito. Em 1799, o atual município de Valença foi desmembrado de Cairú.

Mas vamos voltar para 1 de Abril de 1535, quando a Capitania de Ilhéus fora doada para Jorge de Figueiredo Correia. Este foi o donatário que passou a ter posse de toda a extensão territorial que se iniciava ao sul da ilha de Itaparica e ia até a barra do rio Coxim (hoje Poxim) nas proximidades da ilha de Comandatuba, desta enorme propriedade fazia parte a nossa Ilha de Boipeba.

Os novos proprietários julgavam ter feito um bom negócio ao aceitar a propriedade, por julgarem ser um local de fácil colonização, estavam enganados e não sabiam o que lhes esperava.

Ali habitavam os Tupi-Guarani, os Tupinambás e os mortais Aimorés. Estes últimos pertenciam a um grupo denominado de Jê, designação dada a diversos grupos que na época do descobrimento ocupavam extensa área no planalto central brasileiro e alguns poucos nichos do litoral. A agressividade destes indígenas era temida até pelos próprios Tupinambás que os denominavam de “tapuais” que significa “bárbaros”, em idioma Tupinambá. (Será que a vila de Tapuais, que também fica no arquipélago, tem alguma relação com a presença desta tribo?).

Fig. 1 – Mapa das Capitanias Hereditárias – Fonte: Wikipédia

Fig. 2 – Mapa das Capitanias Hereditárias – Se fossem hoje

Os tupinambás também eram territorialistas e bastante agressivos.
Prova disto foi o naufrágio do galeão espanhol Madre de Dios ocorrido em 1535 na ilha de Boipeba, na praia atualmente conhecida como Ponta dos Castelhanos. A tripulação era composta por 110 pessoas, onde apenas 17 conseguiram sobreviver aos ataques dos indígenas. Mesmo assim, estes sobreviveram graças a intermediação do famoso Caramuru. Há registros que contam que apesar de agressivos, estes índios eram bastante influenciados por Caramuru.

Caramuru era um português que a bordo de um navio francês naufragou nas proximidades de Salvador. Recebeu este nome pelos índios Tupinambás.
Existem duas traduções para caramuru. Uma delas é o nome dado a uma espécie de moreia que vive nas pedras à beira mar, situação em que os nativos encontraram Diogo Álvares após o naufrágio. Outra, mais provável, vem da palavra Carái-muru que significa homem naufragado, faz mais sentido não é mesmo?

Outra demonstração da agressividade dos nativos de Tinharé e Boipeba, foi o ataque a frota Acunã em 1526, onde quase todos os tripulantes foram dizimados pelos índios após um encalhar nos bancos de areia do famoso Rio do Inferno. Até hoje este rio é o pesadelo de muitos navegadores que são obrigados a navegar por suas águas.

Como se pode ver, a colonização desta região não foi nada tranquila. Por que será que se fala que o povo brasileiro é um povo manso.

Espero que tenham gostado desta compilação que fiz de fatos históricos relacionados com a nossa Boipeba e agradeço a leitura.

Venha para cá e viva uma parte importante da história do nosso país.

Agradecimentos: Agradeço muitíssimo a Adolfo Duran pelos livros e pelo material histórico que nos forneceu.

Notas bibliográficas:

Bueno, Eduardo: Capitães do Brasil

Bueno, Eduardo: A Coroa, A cruz e a Espada

Paraíso, Profa. Dra. Maria Hilda Baqueiro: Tupinaês, Tupinambás, Franceses e Portuguêses em Kirimuré: Alianças, Conflitos e Mortes

A ilha de Boipeba guarda um dos últimos redutos de Mata Atlântica Primária do Brasil

A Ilha de Boipeba é um santuário ecológico onde quatro ecossistemas distintos se entrelajam para criar uma paisagem de rara beleza e biodiversidade. O Marinho Costeiro abriga águas cristalinas e uma vida marinha exuberante, com peixes como o Robalo, a Cavala e o Dourado. Nas águas salobras dos Manguezais, os caranguejos como Aratú, Caranguejo e Guaiamum encontram um berçário vital, enquanto a Mata Atlântica (Mata Ombrófila Densa) e as Restingas formam um corredor verde que sustenta uma fauna diversa, incluindo mamíferos como a Paca, o Gambá e o Guaxinim.

Este mosaico de habitats é também um reino de sons e cores, graças à sua avifauna. Pássaros como o Curió, o Sabiá e o Beija-flor enchem o ar com seus cantos e revoam sobre uma floresta generosa, que oferece frutas como Manga, Cajá e Graviola. Essa intrincada rede de vida, onde a floresta encontra o mar, os mangues protegem a costa e os animais se movem entre todos esses ambientes, faz de Boipeba um exemplo perfeito do equilíbrio frágil e majestoso da natureza.Este mosaico de habitats é também um reino de sons e cores, graças à sua avifauna. Pássaros como o Curió, o Sabiá e o Beija-flor enchem o ar com seus cantos e revoam sobre uma floresta generosa, que oferece frutas como Manga, Cajá e Graviola. Essa intrincada rede de vida, onde a floresta encontra o mar, os mangues protegem a costa e os animais se movem entre todos esses ambientes, faz de Boipeba um exemplo perfeito do equilíbrio frágil e majestoso da natureza.

Nota sobre a Mata Atlântica:

Ref: Observatório Geográfico

“5) Os fragmentos de Mata Atlântica Primária localizados nos município de Cairu e Una, são pequenos em tamanho e alongados em sua forma, o que a priori, poderia interferir negativamente no grau de proteção destas manchas, já que sendo formadas basicamente por ambientes de margens possuem no seu interior praticamente as mesmas espécies vegetais que aparecem em sua borda; e por se apresentarem mais delgadas são mais susceptíveis ao efeito de borda. Porém, ao avaliar a matriz em que estes fragmentos estão inseridos, acabou por considerá-los como de alta proteção, já que o entorno era formado por Mata Atlântica Secundária e por outras formações vegetais (manguezais, brejos e restingas) que contribuem para
uma melhor troca de circulação de nutrientes.”

Viu quanta coisa?

Não deixe de fazer uma caminhada a pé que liga Velha Boipeba até Castelhanos. São 14 km mas valerão cada metro. Poderá observar estas matas, esses rios e a paisagem é fantástica.
Estando na Aldeia, pergunte como fazer.

Agradecimentos a Bráz Nilton Souza Menezes, morador nativo da ilha, por todas as histórias que nos conta e que contribuem tanto para o entendimento da ilha, da sua população e seus costumes, obrigado por todas as referências de lugares e descrição do nome das coisas, como os peixes, as frutas, os pássaros, e é claro, obrigado pelos peixes e frutas que sempre traz pra gente.

Geografia e GPS. Conheça mais sobre a topografia da Ilha de Boipeba!

• Carta Topográfica Matricial 1:100.000
– VELHA BOIPEBA SD-24-X-C-IV MI 2056 – http://www.metadados.geo.ibge.gov.br
• Ilha de Boipeba: Norte: lat -13.500 Sul: lat -14.000 Leste: long -38.500 Oeste: long -39.000

• Área da ilha: 90km²

• Perímetro da ilha: 37km

• População em 2007: 2889 habitantes – 32 hab / km²

• Principais distritos: Vila Velha Boipeba (Distrito sede), Monte Alegre, Moreré, São Sebastião

• Vila da Velha Boipeba – Principal distrito da ilha (Latitude. -13.5819°, Longitude. -38.9286°)

Principais Distâncias

– Velha Boipeba – Moreré: 4,7 km pela praia

– Velha Boipeba – São Sebastião: 11,8 km pelo interior da ilha

As praias

• As praias de Boipeba são:

 – Boca da barra, Oteiro, Tassimirim, Coeira, Do Rio do Oritibe, Morere, Vila de     Morere, Bainema, Ponta do Castelhanos, Cova da Onça.

Os Rios

– Rio do Inferno (chegada) – Vide referência histórica neste site

– Rio pequeno

– Riacho de Tassimirim

– Lagoinha da Pedreira (pequena lagoa da pedra da Coeira)

– Rio do Oritibe

– Riacho da Levada (origina da lagoinha da Levada – Rua do Cajueiro)

– Rio do Jacaraí (na chegada de Bainema)

– Rio do Catú (Ponta dos Castelhanos) Vide curiosidades

– Rio da Barra do Carvalho (Cova da Onça).

Entre em contato conosco

Endeço

Links

Instagram

Facebook

TripAdvisor

Booking.com

By

Tags: férias, férias em Boipeba, férias na Bahia, hospedagem em Boipeba, hospedagem na Bahia, Boipeba, Bahia, pousada em Boipeba, Pousada na Bahia, Pousada Aldeia, pousada, aldeia

Servimos cookies! Utilizamos para personalizar a navegação e ads, para oferecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos seu uso do nosso site com nossas mídias sociais, publicidade e parceiros de analytics, como o Google.
Ver mais
Aceitar
Rejeitar